Rotina para hora de dormir à noite

DSC00082Todo dia na hora de dormir é a mesma coisa?

Muito choro? Agitação? Lamentações?

Bom, para mim essa realidade também fez parte do meu dia a dia… porém, ao conversar com pediatras, amigas com filhos, vovós, algumas leituras, enfim…tentei  ampliar meu olhar para o que acontece com as crianças que “lutam contra o sono”, como era o caso do meu filho Paulo, que hoje tem 5 anos e da Mariana, que hoje tem 2 anos.

Vou começar falando que como mãe de primeira viagem cometi alguns “lapsos” na rotina “do dormir” com o Paulinho… como cheguei a pensar que a TV o faria dormir mais facilmente. Erro clássico? Comentem…rsss….

Bom, vi que não dava certo mesmo, ele ficava mais agitado e eufórico…

Então, o que eu fiz… uma rotina com horário para desligar a TV antes de dormir…

Foi fácil? Não, não foi fácil…mas depois do terceiro dia, que mantemos firme a nossa posição mesmo com tanta relutância, percebemos que as coisas começam a se encaixar e se alinhar.

O primeiro passo dado, vamos organizando a casa de forma que as coisas fiquem calmas e menos iluminadas…

Olha, uma dica para os papais também… muitas vezes eles só tem as noites para brincar com o filho, porém esta rotina do brincar a noite, pode ser feita com brincadeiras mais calmas e com algumas leituras, porque o que importa na verdade é o estar junto, um tempo de qualidade não é mesmo?

Pois bem…após conseguirmos desligar a TV e amenizar as brincadeiras noturnas, o próximo passo que deu certo na minha experiência foi aliar o escovar, usar o banheiro, por o pijaminha, e ir para a caminha. Todos os dias no mesmo horário. Aqui em casa consegui colocar o horário de dormir para às 10 horas.DSC00079

Com a Mariana, minha segunda filha, a experiência foi diferente, porque ela nunca usou a chupeta. Então após o período que o bebê para de mamar na madrugada ela continuou acordando, pasmem todos até 1 aninho… Pois é… não percebi que o olhar que a minha pediatra deu quando eu falei sobre o choro noturno significava: _ Mamãe deixa chorar um pouco ! Não foi fácil, mas após uma semana, mais ou menos, depois que caiu a minha ficha, a mesma rotina que eu uso com o Paulinho funciona muito bem com a Mari também.DSC00078

Espero não ter esquecido nada… se vocês tem alguma dúvida, podem perguntar…

Ah… o Paulinho desisitiu da chupeta com 3 anos, assim que a Mari nasceu… foi fácil…não? Mas como a decisão foi dele consegui manter a decisão dele…

Beijos e feliz ano novo!!!DSC00074

Anúncios

6 comentários sobre “Rotina para hora de dormir à noite

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s