Learned English – inspiração para não desistir de tentar…

Quem é da música ou da educação já ouviu falar da Elvira Souza Lima, que é pesquisadora em desenvolvimento humano, com formação em neurociências, antropologia, música e psicologia.

A página dela no Facebook, para quem quiser conhecer mais sobre o trabalho dela está linkado aqui, certo?

Enfim, ela colocou um post sobre aprender inglês que me deixou mais aliviada…rsss… parei um pouco de treinar e também com o Duolingo, mas pretendo voltar em breve… férias chega logo…!!! rss…

Vou deixar aqui o que ela escreveu e espero que inspire vocês também. Beijocas e feliz ano todo!!!

“Fafá me escreve perguntando se os neurônios dela estão muito velhos para aprender inglês. Muita gente reclama de não conseguir aprender inglês. Qualquer língua que decidirmos aprender depende de formar memórias, evidentemente. Por onde começar? Desenvolva sua memória auditiva da língua. Eu faço o seguinte: pego uns filmes de enredo simples com situações cotidianas e assisto muitas e muitas vezes. Sem legenda. Isto vai formando as sentenças em nossa mente e aos poucos começamos a reconhecer uma palavra aqui, outra ali e daí para sentenças. Para aprender alemão, que é o que eu preciso fazer antes que nasça um neto que vai falar uma língua que eu não conheço (minha filha é casada com alemão) eu fico assistindo Sissi, Sissi a imperatriz e a vida de Schubert. Cria-se, assim, um contexto sonoro na mente. Comece e insista em estudar a língua a partir dos verbos, sempre os verbos de ação. E escreva. Escrever mobiliza todas as áreas do cérebro envolvidas na compreensão da leitura.
Trabalhe muito com o presente, passado simples e futuro. Depois passe para tempos mais complexos. E é bom gravar e ouvir a si mesmo. Não há neurônio velho, é uma questão de método e prática diária. Podemos aprender muito com a plasticidade que temos em nosso cérebro. Mesmo com 5,6 ou 7 décadas nas costas…
Good luck, Fafá. Go ahead!”

Publicidade

2 comentários sobre “Learned English – inspiração para não desistir de tentar…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s