Estão olhando para mim…

esperando que eu fale…!

Muitas vezes nos encontramos em situações em que no trabalho, na escola, na igreja, em eventos comemorativos temos que nos expor e falar em público não é mesmo?

Aí vem aquele medinho… !

Como lidar?

Quando iniciei na vida profissional, uma das minhas atribuições era falar em público para adultos, já que os pais das crianças são adultos…rsss…né? Enfim, eu como uma pessoa tímida mas que no alto dos meus 20 anos queria ser respeitada…kkkk… tinha uma estratégia para transpor essa ponte e ficar mais segura em relação a me expor dessa forma.

1- Escrevia a pauta antecipadamente com todos os detalhes do que eu iria falar. Inclusive os possíveis comentários a responder… sério.

2- Ensaiava em frente ao espelho. Sério 2! Teve uma época que eu gravava em um gravadorzinho que eu tinha…rsss

3- Atenção, concentração e muita paz interna.

Olha, comigo dava certo e até hoje dá… viu? Não faço mais tanto esse processo de ensaiar ou gravar…rsss… mas me preparo em algumas instâncias dentro da pauta como fazia antigamente…

Sei que isso é um problema de muitas pessoas, por isso tem até curso de oratória (que eu e uma amiga sempre pensamos em fazer juntas…kkkk…).

Mas o que é mais importante é ter segurança do que você vai falar com bastante estudo, saber que as pessoas que estão ali te ouvindo não estão contra você, mas para te ouvir mesmo, fale com calma.

Você tem problemas em falar em público? Já vivenciou alguma situação que ficou muito envergonhada mas no final superou? Ou não? Ou você não sente vergonha, nem nada em falar em público? Qual é a sua dica para isso? Compartilha ai suas experiências, dicas que eu vou gostar muito de ler!!!

Separei um  vídeo que assisti agora a pouco e traz em alguns bons minutos algumas referências que podem dar certo para você.

Vamos lá assistir?

Espero que tenham gostado!!!

Beijocas,

Feliz ano todo!

Renata

 

Anúncios

4 comentários sobre “Estão olhando para mim…

    • Nesse vídeo ou no outro q coloquei na Fan Page …não lembro agora…..vi um monte….kkk….fala q uma das fases é essa mesmo….mas q devemos seguir adiante sendo naturais. ..pq ninguém é melhor q nós mesmos….e vc Rê tem uma ótima essência! !!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s