Mandalas

Mandala é uma palavra de origem sânscrito que significa “círculo”. É uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. De fato, toda mandala é a exposição plástica e visual do retorno à unidade pela delimitação de um espaço sagrado e atualização de um tempo divino. No tantrismo, compõe-se de círculos e quadrados concêntricos (ou seja, com um centro comum) que formam uma imagem simbólica do mundo e que servem de instrumento para meditação. Fonte: Wikipédia

Pintar mandalas produz uma sensação de calma e relaxamento, e apesar de sua origem antiga (cerca de séc. VIII A.C.), ainda hoje as pessoas conseguem concentrar-se e equilibrar-se através da pintura em mandalas.

Vou deixar aqui algumas referências de sites para que vocês possam imprimir e pintar também ( tá na moda, né…rsss) mas realmente, é muito tranquilizante, e eu percebo pela pintura das crianças o quanto elas curtem descobrir sequências de pintura, cores que combinam e harmonia do desenho, ao mesmo tempo que trocam informações, equilibram e organizam o pensamento.

1- Desenhos de mandalas para colorir

2- Desenhos para colorir.org

3- Hello Kids

Vou deixar também um pequeno vídeo (gravado com o celular…rsss) com a pintura de algumas crianças pequenas (entre 3 e 4 anos) que receberam a comanda de pintar as mandalas ao som de uma música, pensando em coisas boas como: a mamãe, a família. Vejam também a diferença entre a primeira mandala e a segunda. A preocupação com os detalhes aumenta. Pretendo também fazer a mandala 3 e 4. Vou postar com o tempo, ok?

Espero que aproveitem as dicas.

Abraços,

Feliz ano todo

Renata.

Anúncios

2 comentários sobre “Mandalas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s