#dica de mãe para mãe: Amamentação e Aleitamento materno

Quando engravidamos, temos tantas providências a serem tomadas, exames a serem feitos, planos a serem sonhados, que algumas coisas que pensamos que é inerente de ser mãe e não, não é bem assim, temos que aprender a fazer.

Apesar de não ser expert no assunto, quero compartilhar sobre esse assunto que muitas vezes é visto como um direito do bebê, mas nós, mamães que sempre queremos o melhor para os nossos filhos, precisamos de muita orientação sobre este momento.

Fonte da imagem: Pinterest

Uma dessas coisas primordiais que pensamos que vai ser um procedimento simples e natural, é a amamentação. Não é minha intenção que a futura mamãe fique com uma “pulga atrás da orelha” ao ler este post, mas esclarecer que é preciso ter  muita firmeza e apoio para prosseguir na amamentação porque depois do primeiro impacto, as coisas ficam bem fáceis e práticas. Mas é preciso sim, persistência. Agradeço ao meu marido, que me apoiou bastante!

A amamentação é o alimento mais precioso do bebê, que faz com que ele cresça forte, saudável, mais protegido contra alergias e doenças.

É recomendado a amamentação como única fonte de alimento para o bebê até os 6 meses, por conter tudo o que ele precisa. Tem mães que conseguem ampliar esse período (eu consegui amamentar os dois filhos até 2 anos) juntamente com as primeiras papinhas, fazendo horários  e momentos especiais.

Muita gente falava: “tem que dar água”! “esse neném tá com vontade de comer o que eu estou comendo”! mas não, não tem sede e nem vontade de comer o que você está comendo…

Agora, vai a dica: informe-se muito sobre a amamentação. Pergunte ao obstetra, ao futuro pediatra, a uma enfermeira sobre os procedimentos para melhor amamentar seu filhote. Existem cursos específicos apenas falando de amamentação, que eu não cheguei a fazer na minha primeira vez como mãe e senti falta… porque apesar de ter tido bons conselhos, você saber por uma especialista é diferente…

O processo de amamentar começa bem antes do bebê nascer. Você deve ir preparando seus seios para a sucção. Tem um procedimento indicado que você faz durante o banho que  vai facilitar quando você estiver na demanda de amamentação que fará com que você sinta-se mais confortável.

Informe-se também sobre algumas pomadas para hidratação e proteção dos mamilos, que por acaso, podem precisar de algum cuidado extra.

Eu usei a pomada Lansinoh (clique na palavra para mais informações sobre todo o processo de amamentação e cuidados com os seios) e foi muito útil. Na época do Paulinho foi muito difícil achar essa pomada, indicada por uma amiga. Já na época da Mari, ganhei a pomada na maternidade mesmo… Está mais acessível.

Você precisa também informar-se sobre a maneira correta do bebê fazer a “pega”, pois dessa forma você terá mais conforto durante o processo.

Procure conhecer as formas do bebê mamar. Ele pode mamar deitado, e isso traz um conforto maior  para a mãe.

Esses suportes são muito bons para dar uma certa altura para o bebê e facilitar a amamentação.

Agora, a poltrona de amamentação pode ser não tão fundamental assim… se o quarto do bebê for pequeno dê preferência a outro móvel. Acho a cama auxiliar muito mais proveitosa. A mamãe que está iniciando a amamentação precisa de um ambiente calmo, precisa manter uma boa postura e estar bem relaxada. Por isso, a privacidade, a intimidade desse momento é fundamental.

Você precisará também comprar sutiãs especiais para amamentação e roupas que facilitam serem abertas para esse momento. Muitas roupas novas no guarda-roupas…rsss!!

Outra coisa importante: não existe leite fraco. Todo leite materno é fundamental para o bebê.

Com essas informações mais aprofundadas ( preparação dos seios, apoio do parceiro, posição ideal, “pega” correta, hidratação dos seios, boa alimentação da mãe), você terá a fórmula do sucesso da boa amamentação.

A minha primeira experiência de amamentação foi muito, muito diferente da segunda experiência. Sim, a minha segunda chance foi bem aproveitada e eu não dei bobeira…rssss!

Se você tiver muito leite, procure armazenar corretamente e com certeza, até doar! Existem alguns itens de como retirar o leite e existe também a ordenha manual.

bomba elétrica

bomba manual

 

Espero que este post possa ter ajudado de alguma forma algum papai, alguma mamãe de primeira viagem, que está com um passaporte da alegria para um futuro brilhante, ter mais esse carimbinho: amamentação ok!

Feliz ano novo sempre!

Renata

 

7 comentários sobre “#dica de mãe para mãe: Amamentação e Aleitamento materno

  1. Essas dicas são muito importantes, eu não fiz nenhum curso, mas li bastante e recebi informação de parentes e amigos e foi tranquilo, apesar que nos primeiros dias senti muita dor em um dos seios. Uma dica que sempre dou é que o bebê tem que mamar bastante para dar um tempo para a mãe descansar e até o bebê mesmo, tem uns bebês preguiçosos que mal começam mamar dormem logo e assim ele vai ficar acordando toda hora querendo mamar de novo, imagina isso a noite, então se o bebê mal começou a mamar e já dormiu acorda ele pra mamar mais, pelo que me lembro o bebê deve mamar de 20 a 30 minutos e depois disso ele da uma pausa maior para a próxima mamada.

  2. Eu de novo, outra dica é que o bebê recém- nascido não pode passar de três horas sem mamar, se ele não acordar acorde ele, pois ele pode ter baixa glicemia um fato que pode se tornar perigoso.

  3. Reee…
    Amei suas dicas. Alias, amamos! Quero ir atrás desses cursos, assim como os outros de pré natal. Tem coisas simples que já me deixam preocupada como cortar unha por exemplo.
    Atualmente so estou fazendo a massagem no banho. Quero fazer o possível para estar preparada para esse momento tão especial. ❤👶

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s