O-po lá-pá! Tu-pu do-po bem – pem?
Se você leu até aqui e entendeu, parabéns! Você é fluente na língua do Pê!
Quando eu era criança minha mãe falava na língua do Pê, bem rápido e eu ficava ali sem entender bulhufas…rssss!
Mas, com o passar dos anos eu comecei a entender como funciona, já que na escola a língua do pê era diferente.
P-e P-ra P-as P-sim:
P-vo P-cê P-co P-lo P-ca P-a P-le P-tra P-P P-an P-tes P-da P-sí P-la P-ba.
Eu prefiro do jeito da minha mãe. Fica mais sonoro, parece mesmo uma outra língua…kkkk
Porque eu classifiquei esse post como papo giz? “Sim, estou de férias!” mas, você sabe que professora e mãe não tiram férias, né…rssss E imagina quem é mãe e professora…nem queira saber…rssss!!! Brincadeirinha…
Classifiquei assim, porque através da língua do Pê podemos explorar vários conteúdos interessantes com os alunos, como por exemplo: a importância da separação das sílabas, porque muitos exercícios para separar as sílabas são sem sentido e as crianças não entendem porque tem que mecanicamente separar sílabas das palavras, e através do jogo do Pê, elas terão que saber exatamente onde as sílabas começam e terminam para executar bem a nova língua e poderem comunicar-se com eficácia para serem compreendidos. Afinal, a regra é que a cada sílaba o P apareça, ou da primeira forma que eu mostrei:
Re-pe na-pa ta-pa: Renata
OU da segunda forma:
P-re P-na P-ta: Renata
Eu comecei ensinar aqui em casa e o Paulinho já está pegando o macete, rsss… a Mari ainda não…mas com o tempo ela se habitua.
Enfim, uma brincadeira oral tradicional, que desenvolve o raciocínio, a criatividade, pode estar inserida em forma de jogos para desenvolver conteúdos na área da linguagem e a criança aprende brincando.
Recado dado!
Es-pes pe-pe ro-po que-pe vo-po cê-pe te-pe nha-pa gos-pos ta-pa do-po!
Quem-pem gos-pos tou-pou dei-pei xa-pa um-pum re-pe ca-pa-do-po pa-pa ra-pa mim-pim na-pa lín-pim gua-pa do-po pê-pê!
Fe-pe liz-piz a-pa no-po to-po do-po!!!
Renata